Archive for Março, 2014

Semana Cultural – Rastreio à Periferia

Sexta-feira, Março 28th, 2014

O Departamento de Saúde Pública da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (AEFCML) junta vários estudantes de Medicina para realizar rastreios a toda a população de Vila do Conde nos próximos dias 29 e 30 de Março, com vista a melhor informar e prevenir, muitas das doenças mais prevalentes na actualidade. No dia 29 realiza-se todo o dia em Vila do Conde, no Auditório Municipal, e na manhã de dia 30, o rastreio terá lugar no adro da Igreja Paroquial das Caxinas.

NO DECURSO DO 1º DIA DA SEMANA CULTURAL DA NOSSA ESCOLA (Segunda-Feira, 31 de Março) OS REFERIDOS ESTUDANTES, COORDENADOS PELO EX-ALUNO DA NOSSA ESCOLA E ACTUAL VICE-PRESIDENTE EXTERNO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, TORCATO MOREIRA MARQUES CONTINUARÃO O DITO RASTREIO COM A “NOSSA” POPULAÇÃO ESCOLAR.

ASSIM, INFORMA-SE QUE O RASTREIO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES E HIPERCOLESTEROLÉMIA OCORRERÁ…

… NAS INSTALAÇÕES DO CLUBE DE SAÚDE ESCOLAR;

… DAS 08:45 ÀS 13:00 HORAS E DAS 14:30 ÀS 17:00 HORAS DO DIA 31 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA);

E É ABERTO AO CORPO DOCENTE, TÉCNICOS ADMNISTRATIVOS E OPERACIONAIS, E ALUNOS SOMENTE DO ENSINO SECUNDÁRIO.

O RASTREIO É COMPLETAMENTE GRÁTIS.

APROVEITE E COLABORE.

CONTAMOS CONSIGO POIS OS DADOS RECOLHIDOS SÃO DETERMINANTES PARA UM ESTUDO A SER REALIZADO A MEDIO PRAZO.

Semana Cultural – Recolha de Medicamentos

Sexta-feira, Março 28th, 2014

Faça uma prévia separação em casa.

Traga e coloque no local específico da sala dos professores, dentro de um saco plástico os resíduos de embalagens ou resíduos de produtos fora de uso.

Os produtos cujo prazo de validade ou de consumo se encontra ultrapassado, ou que, por qualquer motivo, já não vão ser consumidos (por exemplo, por ter sido interrompida a medicação) podem igualmente ser recolhidos.

CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO NO DECURSO DA SEMANA CULTURAL

Semana Cultural – Recolha de Radiografias

Sexta-feira, Março 28th, 2014

No decurso da SEMANA CULTURAL contribua deixando as suas radiografias com mais de 5 anos ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico, no saco disponível na sala dos professores, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.

Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para aqueles pontos do mundo em que aconteçam catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente, e a melhorar ainda mais a assistência que prestamos aos mais desfavorecidos em Portugal.
A AMI recolhe radiografias que recicla para uma dupla boa acção: Ajudar quem precisa com o dinheiro obtido com a prata recolhida das radiografias e reciclar um material que, se atirado para o lixo, pode ser poluente.

7 milhões de mortos em 2012 devido à poluição do ar

Terça-feira, Março 25th, 2014

Cerca de sete milhões de pessoas morreram em 2012 por exposição à  poluição do ar, que se transformou no maior fator de risco ambiental  para a saúde no mundo, alerta hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A conclusão resulta de novos dados hoje divulgados, segundo os quais uma em cada oito mortes em 2012 se deveu à exposição à poluição do ar, dado que mais do que duplica estimativas anteriores e confirma que a poluição do ar é agora o maior fator de risco ambiental para a saúde humana.

Reduzir a poluição do ar poderia salvar milhões de vidas, escreve a OMS num comunicado.

“Os riscos da poluição do ar são agora muito maiores do que se pensava, particularmente no que respeita a doenças coronárias e AVC”, disse Maria Neira, diretora do departamento da OMS para a saúde pública, ambiente e determinantes sociais da saúde.

“Poucos fatores de risco têm hoje maior impacto na saúde global do que a poluição do ar; as evidências alertam-nos que é preciso uma ação concertada para limpar o ar que respiramos”, acrescentou.

Segundo as estimativas agora divulgadas, a poluição do ar interior esteve ligada a 4,3 milhões de mortes em 2012 em lares com fogões a carvão, lenha ou biomassa.

Já a poluição do ar exterior terá estado na origem de 3,7 milhões de mortes em todo o mundo.

Como há muitas pessoas expostas à poluição interior e exterior, a mortalidade associada às duas fontes não pode ser simplesmente adicionada, daí a estimativa de sete milhões de mortes em 2012.

Os novos dados, adianta a agência da ONU para a saúde, revelam uma ligação mais forte entre exposição à poluição do ar interior e exterior e as doenças cardiovasculares, como AVC e cardiopatia isquémica, assim como a poluição do ar e o cancro.

Estas ligações juntam-se ao papel da poluição do ar no desenvolvimento de doenças respiratórias, incluindo infeções respiratórias agudas e doenças pulmonares obstrutivas crónicas.

As novas estimativas baseiam-se, não só em mais conhecimento sobre as doenças causadas pela poluição do ar, mas também em avaliações mais rigorosas da exposição humana aos poluentes, através de melhores medições e tecnologias.

Estas melhorias permitiram aos cientistas analisar mais detalhadamente os riscos para a saúde numa cobertura geográfica mais ampla.A poluição ao ar livre e no interior dos espaços de habitação ou de trabalho transformou-se numa das grandes causas de morte

Em termos regionais, os países de baixo e médio rendimento na região do sudeste asiático e do Pacífico ocidental foram as que registaram maior número de mortes associadas à poluição do ar, com um total de 3,3 milhões de mortes ligadas à poluição do ar interior e 2,6 milhões de mortes associadas à poluição do ar exterior.

“Limpar o ar que respiramos previne doenças não transmissíveis e reduz as doenças entre as mulheres e os grupos vulneráveis, como as crianças e os idosos”, disse Flavia Bustreo, diretora-adjunta da OMS para a saúde da família, mulheres e crianças, citada no comunicado da OMS.

“As mulheres e as crianças pobres pagam um preço elevado da poluição do ar interior porque passam mais tempo em casa a respirar os fumos e fuligens de fogões a carvão e a lenha”, acrescentou.

Segundo os dados da OMS, 80% das mortes associadas à poluição do ar interior devem-se a doenças cardiovasculares como a cardiopatia isquémica (40%) e o acidente vascular cerebral (40%).

Já a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é responsável por 11% das mortes ligadas à poluição interior, enquanto o cancro do pulmão (6%) e as infeções respiratórias agudas em crianças (3%) são responsáveis pelo restante.

No que diz respeito à poluição do ar exterior, 34% das mortes devem-se a AVC, 26% a cardiopatia isquémica, 22% à DPOC, 12% a infeções respiratórias agudas em crianças e 6% ao cancro do pulmão.

in, DN (25.03.2014)

11 mapas de países e continentes a partir dos seus alimentos icónicos

Terça-feira, Março 18th, 2014

Food Maps from Kiwi and Eagle on Vimeo.

Analise, o resultado final em:
http://www.buzzfeed.com/alanwhite/11-maps-of-countries-and-continents-made-from-their-iconic-f

CRIATIVO.
IMPACTANTE.

“HUMM, QUE SABOR!…

Quarta-feira, Março 12th, 2014

Com o objectivo de promover hábitos alimentares saudáveis econsciencializar para a importância do consumo da sopa os Cursos Profissionais de Restauração e Bar, em parceria com o Clube de Saúde Escolar da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde e o Centro de Saúde de Vila do Conde realizarão nos próximos dias 18 e 19 de Março e 23 e 24 de Abril a actividade subordinada ao tema: “HUMM, QUE SABOR!”.

Assim, solicita-se a todos os professores abaixo identificados que no dia e hora previstos participem com a turma na referida actividade. Esta iniciativa terá início na sala de aula com a presença de uma nutricionista do Centro de Saúde e culmina na sala dos Cursos Profissionais de Restauração e Bar.

9C – 18 Março (3ª feira) – 12.25 horas – Sala 214 – Professora Marta Lira

9D – 19 Março (4ª feira) – 12.25 horas – Sala 314 – Professora Marta da Conceição Cunha

9B – 23 Abril (4ª feira) – 12.25 horas – Sala 101 – Professora Maria Manuela Paulo

9A – 24 Abril (5ª feira) – 12.25 horas – Sala 216 – Professor António Pessoa