Inserimos este artigo no último dia do ano 11 do século XXI, porque também nós subscrevemos que há razões para acreditar num Mundo melhor.
Retirando a publicidade, apoiamos a mensagem.
Um “GRANDE” 2012, com muita saúde (escolar)…
Archive for Dezembro, 2011
UM “GRANDE” 2012…
Sábado, Dezembro 31st, 2011Cuba descobre vacina contra cancro do pulmão
Terça-feira, Dezembro 13th, 2011Dentro em breve, o cancro do pulmão poderá deixar de ser o mais letal de todos os tipos e entrar para a lista das doenças crónicas. A boa notícia vem de Cuba, que acaba de patentear a primeira vacina terapêutica contra a doença. Mais de 1 000 pacientes já estão a receber o novo tratamento.
A descoberta foi anunciada por Gisela González, responsável pelo projeto que desenvolveu a vacina. Em entrevista ao semanário cubano “Trabajadores” – publicada ontem por esse órgão de comunicação da Central de Trabalhadores de Cuba-, a investigadora disse que o objetivo da vacina é transformar o cancro do pulmão numa doença crónica controlável.
De acordo com a investigadora, a vacina foi desenvolvida a partir de “uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico, relacionado com os processos de proliferação celular. Quando há cancro, essa proteína está descontrolada”.
Gisela explicou que, como o organismo tolera “aquilo que é seu” e reage contra “o estranho”, tendo sido preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.
Outros tipos de cancro
Desde o início das investigações passaram-se já 15 anos. De acordo com a cientista cubana, a vacina foi patenteada após se ter testado a sua eficácia em mais de 1 000 pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais.
A patenteação em Cuba permitirá aplicar a vacina maciçamente no país, estando em curso o registo da CIMAVAX-EFG noutros países (entre outros, na Malásia, para venda na Europa).
Segundo Gisela González, a equipa de investigação avalia agora “a forma de empregar o mesmo princípio desta vacina noutros tumores sólidos (cancro da próstata, útero e mama), que podem receber este tipo de terapia. Obtivemos resultados importantes, mas é preciso esperar”.
A CIMAX-EFG é indicada para os doentes que terminam o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e que são considerados pacientes terminais sem alternativa terapêutica. É nesta fase, pós-tratamentos, que a vacina é aplicada para ajudar a controlar o crescimento do tumor, com a vantagem de não apresentar toxidade associada.
A vacina pode também ser usada como tratamento, como se de uma doença crónica se tratasse, já “que vai aumentar a expetativa e a qualidade de vida do paciente”, afirmou a investigadora.
Só em Portugal, o cancro do pulmão mata pelo menos 3.000 pessoas anualmente.
Desde há alguns anos, o trabalho dos investigadores cubanos na área do cancro vem sendo acompanhado pela imprensa internacional, havendo várias referências sobre a descoberta da vacina agora patenteada.
Ler mais em:
http://aeiou.expresso.pt/cuba-descobre-vacina-contra-cancro-do-pulmao=f625310
MISSÃO: SAÚDE ORAL
Segunda-feira, Dezembro 12th, 2011A RELAÇÃO ENTRE A SUA BOCA E A SAÚDE DO SEU CORPO
Segunda-feira, Dezembro 12th, 2011CHEQUES-DENTISTA 2011-2012
Segunda-feira, Dezembro 12th, 2011A Circular Normativa n.º 02/DSPPS/DCVAE de 09/01/09 da Direcção – Geral da Saúde destina-se a normalizar os procedimentos inerentes ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral – Crianças e Jovens que frequentam escolas públicas e IPSS. Tal como nos anos anteriores, este programa abrange as coortes dos alunos com 7, 10 e 13 anos.
Durante o ano lectivo 2011/12 poderão beneficiar deste programa os alunos nascidos em 2004, 2001 e 1998.
Por isso, solicitamos e agradecemos a colaboração de V.ª Ex.ª para que se digne providenciar:
1 – O preenchimento dos suportes de informação (em anexo documento em excel).
Tem de ser preenchido um suporte por cada turma onde existam alunos nascidos em 2004, 2001 e 1998.
2 – O envio de carta para os pais/encarregados de educação (em anexo).
Para informar os encarregados de educação sobre este programa e, também, para a recolha de informação referente aos alunos, caso a considerem necessária, foi elaborada uma proposta de carta que, poderá ser enviada aos encarregados de educação.
3 – A centralização dos suportes devidamente preenchidos.
O Coordenador da Educação para a Saúde do vosso Agrupamento/Escola/IPSS será contactado pelo Gestor do Programa de Saúde Oral da Unidade de Saúde da área geográfica da escola, para proceder à recolha dos suportes atrás referidos.
4 – A entrega dos “cheques – dentista” aos encarregados de educação.
O Gestor do Programa de Saúde Oral da Unidade de Saúde da área geográfica da escola, providenciará a emissão dos “cheques – dentista” e a sua posterior entrega na Escola.
A entrega dos “cheques – dentista” aos Encarregados de Educação será efectuada pela escola/IPSS.
Os Encarregados de Educação podem escolher livremente o médico dentista e/ou estomatologista.
A lista dos médicos dentistas e/ou estomatologistas encontra-se disponível no sítio da Direcção-Geral da Saúde em:
https://www.saudeoral.min-saude.pt/sisoral/pnpso/proAderentes.jsp e no seu Centro de Saúde/Extensão de Saúde /Unidade de Saúde Familiar.
WORKSHOP DE GESTÃO DO STRESS (Imagens)
Segunda-feira, Dezembro 5th, 2011[flagallery gid=2 name=”Gallery”]