Archive for the ‘Campanhas’ Category

CHEQUES DENTISTA 2015/2016

Segunda-feira, Novembro 2nd, 2015

A Circular Normativa n.º 02/DSPPS/DCVAE de 09/01/09 da Direção-Geral da Saúde destina-se a normalizar os procedimentos inerentes ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral – Crianças e Jovens que frequentam escolas públicas e IPSS. As crianças e jovens em idade escolar passaram, a partir de 2009, a estar abrangidas pelo novo modelo de prestação de cuidados de saúde oral (cheques – dentista). Este programa abrange as coortes dos alunos com 7 anos, 10 anos e 13 anos.

Durante o ano letivo 2015/2016 poderão beneficiar deste programa os alunos nascidos em 2008, 2005 e 2002images

Por isso, solicitamos e agradecemos a colaboração de V.ª Ex.ª para que se digne providenciar:

1 O preenchimento dos suportes de informação

Tem de ser preenchido um suporte por cada turma onde existam alunos nascidos em 2008, 2005 e 2002.

2 – O envio de carta para os pais/encarregados de educação (em anexo)

Para a recolha de informação referente aos alunos, caso a considerem necessária, foi elaborada uma proposta de carta que, poderá ser enviada aos encarregados de educação.

3 – A centralização dos suportes devidamente preenchidos

O Coordenador da Educação para a Saúde do vosso Agrupamento/Escola/IPSS será contactado pelo Gestor do Programa de Saúde Oral do Centro de Saúde da área da Escola, para proceder à recolha dos suportes atrás referidos.

4 – A entrega dos cheques – dentista aos encarregados de educação 

O Gestor do Programa de Saúde Oral do Centro de Saúde providenciará a emissão dos cheques – dentista e a sua posterior entrega na Escola. ng1465358_435x190

A entrega dos cheques – dentista aos Encarregados de Educação será efetuada pela escola/IPSS.

Os Encarregados de Educação podem escolher livremente o médico dentista e/ou estomatologista.

A lista dos médicos dentistas e/ou estomatologistas encontra-se disponível no sítio da Direção-Geral da Saúde em https://www.saudeoral.min-saude.pt/sisoral/pnpso/proAderentes.jsp e no Centro de Saúde/Extensão de Saúde /Unidade de Saúde Familiar.

“Porquê, avô?” (VOTE)

Segunda-feira, Fevereiro 9th, 2015

O “Ciência em Cena” é um concurso de ideias criativas sobre temas ligados à ciência e saúde dinamizado pela Maratona da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian. A diabetes era o tema proposto para os trabalhos a apresentar. Este concurso foi divulgado, em devido tempo, pela biblioteca da nossa escola, tendo o nosso aluno Carlos Pinto, do 9º A, participado com um vídeo intitulado “Porquê, avô?”. Nele pode-se encontrar de forma muito simples e até carinhosa a explicação da diabetes, através de um suposto diálogo com o avô que padece dessa doença.

Este vídeo é um dos semifinalistas que está a ser submetido a uma votação online e o que obtiver mais “likes” passará à final, a realizar em Lisboa, no próximo mês de março.

Apelamos, por isso, ao voto no vídeo do Carlos, até ao dia 15 de fevereiro.

Pode aceder a partir de: http://www.cienciaemcena.pt/

Seja qual for o resultado final, parabéns Carlos Pinto!

16 de OUTUBRO – Dia Mundial da Alimentação

Quinta-feira, Outubro 16th, 2014

A Ordem dos Nutricionistas assinala o Dia Mundial da Alimentação demonstrando aos cidadãos como um estilo de vida saudável pode estar a “cinco passos de cada um”, através de um vídeo explicativo que irá auxiliar a população, profissionais de saúde e educadores na adoção e promoção de bons hábitos.

“HUMM, QUE SABOR!…

Quarta-feira, Março 12th, 2014

Com o objectivo de promover hábitos alimentares saudáveis econsciencializar para a importância do consumo da sopa os Cursos Profissionais de Restauração e Bar, em parceria com o Clube de Saúde Escolar da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde e o Centro de Saúde de Vila do Conde realizarão nos próximos dias 18 e 19 de Março e 23 e 24 de Abril a actividade subordinada ao tema: “HUMM, QUE SABOR!”.

Assim, solicita-se a todos os professores abaixo identificados que no dia e hora previstos participem com a turma na referida actividade. Esta iniciativa terá início na sala de aula com a presença de uma nutricionista do Centro de Saúde e culmina na sala dos Cursos Profissionais de Restauração e Bar.

9C – 18 Março (3ª feira) – 12.25 horas – Sala 214 – Professora Marta Lira

9D – 19 Março (4ª feira) – 12.25 horas – Sala 314 – Professora Marta da Conceição Cunha

9B – 23 Abril (4ª feira) – 12.25 horas – Sala 101 – Professora Maria Manuela Paulo

9A – 24 Abril (5ª feira) – 12.25 horas – Sala 216 – Professor António Pessoa

Vídeo alerta para o rapto de crianças de forma inédita

Terça-feira, Novembro 26th, 2013

A agência de publicidade TBWA Kuala Lumpur, da Malásia, produziu um vídeo que procura alertar os pais para um problema crônico do país: o rapto de crianças. Para conseguir passar a mensagem, contrataram um homem para abordar algumas crianças que estavam sozinhas num centro comercial e oferecer-lhes uma guloseima. Como é normal, todas elas aceitaram o presente e depois todas contentes regressaram para junto dos pais, que ficaram estupefactos, não só pelo presente em si, mas principalmente pelo bilhete nele contido.

Em 2012, cerca de 5000 famílias da Malásia passaram por este drama. Neste país é muito comum ver imagens de crianças desaparecidas em placas, árvores, postos de gasolina e até mesmo em máquinas ATM, num esforço desesperado para ter o seu filho de volta.

MENSAGEM: «Basta uma fração de segundo para seduzir o vosso filho e levá-lo para longe. Mantenham os olhos bem abertos antes que seja tarde demais».

Violência infantil: só as crianças conseguem ver esta campanha

Terça-feira, Maio 7th, 2013

Este rosto tem marcas de violência, mas o mesmo rosto não tem marcas nenhumas. Confusos? O novo mupi da fundação espanhola ANAR (Ayuda Ñinos e Adolescentes en Riesgo) contra a violência infantil contém uma mensagem secreta para crianças. Tudo depende do ângulo de visão.

Desenvolvida pela agência publicitária Grey, a campanha intitulada “Sólo para ñinos” prima pela simplicidade e eficácia e é, tal como o nome indica, especialmente direccionada a crianças vítimas de maus tratos.

Enquanto os adultos vêem uma mensagem de consciencialização – o rosto de uma criança triste e a frase “às vezes, os maus tratos infantis só são visíveis para as crianças que os sofrem” –, as crianças vêem mais do que isso.

A mensagem secreta
Neste caso, espectadores com estatura igual ou inferior a 1,35 metros – a altura mais comum de uma criança até 10 anos em Espanha, segundo um estudo da ANAR – conseguem ver uma cara com marcas de agressão e, para além da mensagem supracitada, uma outra que lhes oferece ajuda: “Se alguém te magoa, liga-nos e nós ajudamos-te”, seguindo-se o número de telefone de apoio.

O objectivo da campanha é chegar de uma forma discreta “a uma criança que normalmente está acompanhada por um adulto, muitas vezes o próprio agressor”, explica a Grey.

Rosa Saavedra, psicóloga e assessora técnica da direcção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), considera que esta é uma campanha “inovadora” e, simultaneamente, eficaz dando à criança “instrumentos para poder libertar-se desta situação de violência”, explica ao P3.

Por outro lado, a psicóloga alerta para o facto de que, da mesma forma que esta técnina visa proteger os menores, o mesmo método pode ser usado para fins publicitários e de propaganda, “colocando as crianças em risco”.

Em Espanha, avança o jornal El País, a taxa de menores vítimas de violência sofreu um aumento de 13,6% em 2012 comparativamente a 2011. Em Portugal, de acordo com as estatísticas disponíveis no site da APAV, registaram-se 922 crianças e jovens vítimas de violência doméstica, número que aumentou face aos 827 casos registados no ano anterior.

in, P3 (07.05.2013)

Dia Mundial da Saude

Segunda-feira, Abril 8th, 2013

“Foi comemorado ontem o Dia Mundial da Saúde, que coincide com o dia da fundação da Organização Mundial da Saúde em 1948. Todos os anos é escolhido um tema importante para a saúde pública. O tema deste ano é a hipertensão arterial.

A pressão arterial elevada pode causar enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e falência renal.

A nível mundial, um em cada três adultos têm hipertensão arterial e, como frequentemente não existem sintomas, uma percentagem grande desconhece que é possuidor da doença. No entanto, se diagnosticada, o tratamento reduz grandemente o risco de complicações.

A hipertensão arterial também pode ser prevenida: reduzindo a ingestão de sal e de gorduras, fazendo atividade física, mantendo um peso adequado e evitando fumar.

Sabemos que é difícil, mas pela sua saúde decida hoje mesmo mudar um hábito, que tenha, que seja menos saudável.”

in, Record 08.04.2013

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro – 04.Fev

Segunda-feira, Fevereiro 4th, 2013

Conheça a campanha Eu Amo Meus Peitos e junte-se à luta contra o Câncer de Mama. www.euamomeuspeitos.com.br

DÁDIVA DE SANGUE – 24 de Abril de 2013

Quarta-feira, Janeiro 23rd, 2013

No dia 24 de Abril de 2013, o Instituto Português do Sangue levará a cabo na nossa escola a habitual dádiva de sangue. Esta actividade englobada na Semana Cultural e no projecto de trabalho do Clube de Saúde Escolar para o presente ano lectivo visa dar resposta às normais necessidades deste elemento fundamental para a(s) nossa(s) vida(s).

A 16/01/2013 o jornal “Público” deu a conhecer o trabalho seguinte da jornalista Romana Borja-Santos  “DÁDIVAS DE SANGUE CAÍRAM 12% EM 2012”. A ler, (re)pensar e actuar…

 

 

“Reservas nunca estiveram em risco, mas Instituto Português do Sangue e da Transplantação prefere ser prudente.

Os vários alertas que foram dados ao longo do ano tiveram algum efeito, mas não evitaram que 2012 terminasse com uma quebra de 12% nas dádivas de sangue, indicam dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

O presidente deste instituto, Hélder Trindade, citado pela TSF, indicou que, em 2012, “houve uma quebra de 12%, quebra que foi referenciada ao longo do ano e que acabou no fim do ano por se atenuar com maior número de dádivas”. O responsável acredita que as mudanças nas isenções das taxas moderadoras para os dadores benévolos tenham influenciado a descida, mas diz que há outras explicações.

“Não duvido que as taxas moderadoras tenham influenciado os dadores no sentido da desistência, mas seguramente que houve outros factores que levaram a que houvesse menos dádivas durante o ano de 2012, e que vão desde o transporte a situações sociais”, precisou Hélder Trindade.

O número é dado a conhecer no mesmo dia em que a Assembleia da República discute uma petição e um projecto de resolução que pretendem precisamente repor a isenção total das taxas moderadoras para dadores.

O projecto de resolução, do Bloco de Esquerda, lembra que são vários os Estados-membros a dar incentivos aos dadores para promover a dádiva voluntária e não remunerada de sangue. E dá como exemplo a disponibilização de pequenas ofertas, a dispensa de trabalho, os reembolsos ou vales de alimentação.

O partido defende que, em Portugal, os incentivos “nunca foram muitos” e que a situação piorou na actual legislatura com o fim de uma das medidas de incentivo existentes, que era a dispensa de pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS), acrescenta. O BE sublinha que “esta medida originou um profundo e compreensível descontentamento” por parte dos dadores, que “se sentiram depreciados e maltratados”.

O Bloco de Esquerda considera também que os custos de isentar os dadores de sangue são “irrelevantes” e “irrisórios” para as contas públicas, perante a “preciosa e impagável dádiva” que constitui dar sangue. E insiste que se trata de uma medida elementar de justiça, respeito e reconhecimento. Por isso, o Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo a isenção de taxas moderadoras para os dadores benévolos de sangue.

Já a petição do Movimento de Associações de Dadores de Sangue (grupo de associações de dadores que se constituiu para o efeito), que pretende também ver reposta a isenção, diz que esta representa “um incentivo para que cada vez mais dadores de sangue entrem no circuito” e, ao mesmo tempo, se proporcione “uma saúde boa a quem fornece esse sangue”.

Em nenhum momento as reservas de sangue do país estiveram em risco (abaixo das 8000 unidades, que chegam para cerca de oito dias), mas, ao longo do ano, tanto o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, como especialistas e o próprio Ministério da Saúde fizeram alguns apelos públicos para que não chegássemos a ficar próximos dos mínimos, perante algumas quebras, na casa dos 16%. No Verão, por exemplo, foram feitas algumas campanhas que tiveram resultados bastante positivos, com a angariação de quase 8500 novos dadores.”

PERA – Programa Escolar de Reforço Alimentar

Sexta-feira, Dezembro 7th, 2012

“O Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA) está a decorrer desde junho, em escolas-piloto, tendo em setembro sido alargado a estabelecimentos de ensino públicos cujos alunos apresentam necessidades socioeconómicas que os fazem chegar às aulas ainda em jejum, sendo, nalguns casos, o almoço a primeira refeição do dia.

Apresentado ontem pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, o PERA procura identificar as famílias dos alunos mais carentes, de modo a que todos os alunos passem a tomar o pequeno-almoço (bem como as demais refeições) em casa. Além duma parceria com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, o PERA conta com o apoio de 11 empresas do ramo alimentar: Auchan, Compal+Sumol, Danone, Eurest, Gertal, Jerónimo Martins, Lactogal, Nestlé, SONAE, Uniself e Dia. A empresa de transportes Luis Simões, SA também está associada ao programa, assim como a Associação Nacional de Municípios (ANMP), câmaras municipais e juntas de freguesia várias e o Banco Alimentar Contra a Fome.

Recorde-se que a 19 de novembro passado estavam identificados em situação de carência alimentar quase 13 mil alunos em 364 escolas. Agora, e no âmbito do PERA nacional, estão a ser distribuídos 17 mil e 200 iogurtes por semana, 25 mil pacotes de leite de 200 ml por mês, 22 mil e 500 pacotes de farinhas e 30 mil pacotes de sumos naturais por período letivo. Estão também a ser fornecidas 2 mil e 500 refeições de pequeno-almoço completas (sandes e bebida) por dia.”

in, www.maiseducativa.com

Conheça em pormenor o PROGRAMA PERA em:

http://www.portugal.gov.pt/media/783616/20121129-MEC-PERA.pdf