Haverá poucas áreas na ciência onde a quantidade de
desinformação é tão grande como na alimentação. Essa desinformação não é inocente. Nesta talk, pretende-se esclarecer à luz da evidência científica atual, alguns dos tópicos mais relevantes nesta área. Qual a melhor dieta em termos de saúde? E a melhor dieta para emagrecer? As dietas da moda que têm vindo a surgir têm alguma base científica? Existe alguma dieta que ajude a tratar cancro? Os super alimentos são mesmo super? Alguns pequenos conselhos, fáceis de seguir para quem se preocupa com a alimentação. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, com especialidade em Medicina Geral e Familiar e possui um mestrado Integrado em Cronoterapêutica. É um defensor do método científico e da medicina baseada na evidência e, desde 2003, dedica-se ao estudo e refutação científica das medicinas alternativas. É o autor do projeto Scimed, que tem como objetivo lutar contra a pseudociência e promover a literacia em saúde da sociedade portuguesa.
Archive for Janeiro, 2019
Farto de dietas?
Quinta-feira, Janeiro 31st, 2019A nossa saúde depende do lugar onde vivemos…
Quinta-feira, Janeiro 31st, 2019O local onde vivemos tem tanto impacto na nossa saúde como a alimentação e os genes, mas não faz parte do nosso processo clínico. Na TEDMED, Bill Davenhall mostra como a geoinformação negligenciada pelos governos (desde informações sobre taxas locais de ataques cardíacos a informações sobre lixeiras tóxicas) pode ser utilizada em conjunto com aplicações GPS para telemóvel para manter os médicos em cima do acontecimento. Chamem-lhe “geomedicina.”
Sexualidade, parto e poder da mulher | Naolí Vinaver
Quarta-feira, Janeiro 9th, 2019A parteira Naolí Vinaver fala da energia sexual e do parto como fonte de força e poder da mulher.
Naoli tem sido uma admiradora, defensora ativa e promotora do parto natural e instintivo desde pequena. Como parteira, ela já organizou (e ainda organiza) conferências que misturavam culturas diversas e grupos sociais de parteiras tradicionais e profissionais, com o objetivo de manter a dignidade e a sabedoria do parto tradicional, ao mesmo tempo que expandindo o âmbito da prática de todas as parteiras do mundo. Naolí tem três filhos nascidos em casa e dedica a sua vida ao ensino, à criação de materiais artísticos para a promoção do parto natural e para informação às mães e famílias que desejam realizar o parto em casa. Ela já participou de mais de 1400 partos desde 1987. Naoli é mexicana, mas vive no Brasil, onde pratica a profissão e leciona em oficinas relacionadas à obstetrícia e à sexualidade.
Vamos falar sobre sexualidade?
Quarta-feira, Janeiro 9th, 2019Há 15 anos, Leandro Ramos se torturava porque alguém lhe dissera que não era “homem de verdade”. Hoje, esclarecido e engajado pelos direitos humanos, afirma que “existem 7 bilhões de buscas, jornadas e descobertas grandes demais e complexas demais para caber dentro de um caixote”. Para ele, estamos pagando caro pela confusão desses conceitos e pré-conceitos. Hoje, luta para que as pessoas possam ser quem são e poder amar quem amam, e para esse direito ser garantido em qualquer lugar do mundo.