Archive for Janeiro, 2018

Humanae – A Beleza Da Pele Humana Em Todas As Cores

Quarta-feira, Janeiro 31st, 2018

A artista brasileira Angelica Dass está tentando catalogar toda a gama de tons de pele humana para criar o que ela chama de “inventário cromático” de toda a humanidade. O projeto intitulado Humanae consiste em fotografar as pessoas em um fundo branco, e logo após pegar uma amostra de 11×11 pixels da pele na imagem, resultando em um dos milhares tons de cores existentes no banco internacional de Pantone.

Em seguida, Angelica Dass preenche o fundo branco da imagem com a cor extraída da pele, e lista o código atribuindo logo abaixo na imagem.  A sua experiência como designer de moda ajudou no que diz respeito ao código de cores Pantone. “Esta codificação técnica rigorosa, apelidada de ‘cor real’, permite brincar com os códigos resultantes em nossas cores, diferenças e semelhanças, levando-os ao extremo que é a realidade. A Realidade e a Humanidade fazem o resto”, diz Dass.

“Comecei fotografando os meus familiares para uma árvore genealógica que retratava as nossas cores. Logo passei para os meus círculos de amigos e percebi que seria muito interessante expandir o trabalho incluindo outras pessoas”, diz em entrevista à BBC Brasil.

Angélica Dass mantém o projeto no seu coração, como ela cresceu em uma família mestiça no Rio de Janeiro, enfrentando incontáveis ​​discriminações sobre a cor de sua pele. “Toda vez que eu tiro uma foto, sinto que estou sentado na frente de um terapeuta”, disse ela em um TED TALK em 2016. “Toda a frustração, medo e solidão que uma vez senti… Se torna amor”. Assim como a constante evolução das aparências e identidades humanas, a Humanae está em andamento e servirá o seu propósito enquanto as paredes que nos separam sejam derrubadas.

in, Acta Mundi, 04.05.2017, Felipe Hack

CANCRO DE PELE E MELANOMA

Quarta-feira, Janeiro 31st, 2018

Integrado no plano de atividades do Clube de Saúde Escolar decorrerá nos dias 31 de Janeiro, 7 e 9 de Fevereiro um ciclo de palestras destinadas aos alunos do 10º ano de escolaridade subordinadas ao tema: “CANCRO DE PELE E MELANOMA”. 

As palestras decorrerão em tempo letivo no Auditório da Escola, de acordo com o calendário em anexo. Serão dinamizadas pela LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO e terão uma duração de 45 minutos.

Eis o calendário das palestras com a referência do dia, hora, turma, disciplina e professor acompanhante:

31.01.2018 (4ª Feira)

09:25 horas: 10AV1 (Educação Física – Miguel Pinto) e 10CT3 (Filosofia – Olívia Macedo) e

1o:30 horas: 10CT5 (Biologia – Rosário Lisboa e Físico-Química – Joaquim Mesquita) e 10CT6 (Filosofia – Cecília Guimarães)

07.02.2018 (4ª Feira)

10:30 horas: 10SE1 (E. Física – Rosário Valença) e 10LH2 (Geografia – Assunção Sá);

11.30 horas: 10LH1 (E. Física – Maria da Guia Carmo) e 10LH4 (Matemática – M. Manuela Paulo) e

12.25 horas: 10SE2 (Economia A – Rosário Gonçalves) e 10LH3 (Geografia – Assunção Sá)

09.02.2018 (6ª Feira)

10:30 horas: 10CT1 (E. Física – Rosário Valença) e 10CT7 (Educação Física – Nuno Gonçalves)e

11.30 horas: 10CT4 (E. Física – J. Pedro Martins) e 10CT2 (Biologia – Manuela Vilarinho e Físico-Química – Elvira Araújo)

Qualquer dificuldade deverá ser comunicada a qualquer um dos elementos do Clube de Saúde da Escola – Andreia Silva, J. Pedro Martins e Rosário Valença)

Hoje é o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Terça-feira, Janeiro 30th, 2018

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi. Nos países do hemisfério sul com calendários escolares diferentes, a data comemora-se por volta de 30 de março. O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bulling e incrementar a amizade são preocupações deste dia.

 

 

CHEQUES – DENTISTA 2017/2018

Segunda-feira, Janeiro 22nd, 2018

ASSUNTO…
… Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO)
… Intervenção em alunos das escolas públicas e IPSS

A Circular Normativa n.º 02/DSPPS/DCVAE de 09/01/09 da Direção-Geral da Saúde destina-se a normalizar os procedimentos inerentes ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral – Crianças e Jovens que frequentam escolas públicas e IPSS. As crianças e jovens em idade escolar passaram, a partir de 2009, a estar abrangidas pelo novo modelo de prestação de cuidados de saúde oral (cheques – dentista). Este programa abrange as coortes dos alunos com 7 anos, 10 anos e 13 anos.

Durante o ano letivo 2017/2018 poderão beneficiar deste programa os alunos nascidos em 2010, 2007 e 2004.

Por isso, solicitamos e agradecemos a colaboração de V.ª Ex.ª para que se digne providenciar:

1 – O preenchimento dos suportes de informação (em anexo documentos em excel)
Tem de ser preenchido um suporte por cada turma onde existam alunos nascidos em 2010, 2007 e 2004.

2 – O envio de carta para os pais/encarregados de educação
Para a recolha de informação referente aos alunos, caso a considerem necessária, foi elaborada uma proposta de carta que, poderá ser enviada aos encarregados de educação.

3 – A centralização dos suportes devidamente preenchidos
O Coordenador da Educação para a Saúde do vosso Agrupamento/Escola/IPSS será contactado pelo Gestor do Programa de Saúde Oral do Centro de Saúde da área da Escola, para proceder à recolha dos suportes atrás referidos.

4 – A entrega dos cheques – dentista aos encarregados de educação
O Gestor do Programa de Saúde Oral do Centro de Saúde providenciará a emissão dos cheques – dentista e a sua posterior entrega na Escola.
A entrega dos cheques – dentista aos Encarregados de Educação será efetuada pela escola/IPSS.

Os Encarregados de Educação podem escolher livremente o médico dentista e/ou estomatologista.
A lista dos médicos dentistas e/ou estomatologistas encontra-se disponível no sítio da Direção-Geral da Saúde em https://www.saudeoral.min-saude.pt/sisoral/pnpso/proAderentes.jsp e no Centro de Saúde/Extensão de Saúde /Unidade de Saúde Familiar.

Solicitamos a V.ª Ex.ª toda a colaboração, que consideramos imprescindível, na implementação deste programa, que em muito beneficiará a saúde oral dos nossos alunos.

MITOS E VERDADES SOBRE OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Terça-feira, Janeiro 9th, 2018

Integrado no plano de atividades do Clube de Saúde Escolar decorreu nos dias 08 e 09 de Janeiro um ciclo de palestras destinadas aos alunos do 12º ano de escolaridade subordinadas ao tema: “MITOS E VERDADES SOBRE OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES”. 

As palestras decorreram em tempo letivo no Auditório da Escola, de acordo com o calendário em anexo. Foram orientadas pela Enfermeira Tânia Costa – assistente convidada da Unidade de Ensino de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa – e tiveram uma duração de 45 minutos.

Eis o calendário das palestras com a referência do dia, hora, turma, disciplina e professor acompanhante:

08.01.2018 (2ª Feira)

10:30 horas: 12LH1 (Português – Manuela Sampaio), 12LH2 (História – Carolina Morgado) e 12SE1 (Geografia – Maria Isbel Cruz)

11:30 horas: 12CT1 (Biologia – Beatriz Faria), 12CT2 (Biologia – Ilda Costa) e 12CT3 (E. Física – Armelino Bentes)

09.01.2018 (3ª Feira)

10:30 horas: 12RB (E. Física – Manuel Ventura), 12CM (Francês – Conceição Cunha) e 12EA (Físico-Química – Manuel Ferreira)

11.30 horas: 12AV1 (E. Física – Glória Oliveira), 12CT4 (APBL – Francisco Pinto) e 12CT5 (E. Física – Armelino Bentes)

Seguem fotografias do evento…