Archive for Janeiro, 2014

Vídeo viral assinala os 27 anos de Rui Pedro

Terça-feira, Janeiro 28th, 2014

Rui Pedro, a criança da Lousada desaparecida há 16 anos, faria esta terça-feira, 28 de janeiro, 27 anos de idade. Os atores Paulo Pires e Ana Padrão dão a cara por um vídeo publicado na Internet que assim que chegou às redes sociais se tornou viral.

Quase 16 anos depois do seu desaparecimento, Rui Pedro ainda continua a ser procurado pela família. No dia em que se celebra o 27.º aniversário do jovem, é lançada uma campanha protagonizada pelos atores Ana Padrão e Paulo Pires.

“Lembra-se dos últimos anos com o seu filho?”, é esta a questão colocada por Ana Padrão à qual, Filomena, a mãe de Rui Pedro responde, com voz trémula. “Eu não. Não o vejo desde os 11. Nunca vou desistir de o procurar”.

O vídeo chegou esta manhã ao YouTube. Foi realizado por Cláudia Clemente, com a colaboração dos atores e de uma dúzia de pessoas que trabalharam de forma gratuita, de acordo com o “Público”.

Imunoterapia no cancro: avanço mais importante de 2013

Terça-feira, Janeiro 28th, 2014

O uso da imunoterapia para combater o cancro foi o avanço científico mais significativo em 2013, revela o “ranking” anual da revista “Science” sobre as dez “descobertas mais importantes, hoje divulgado.

Diversos ensaios clínicos de imunoterapia – um tratamento que atua sobre o sistema imunitário, incluindo os linfócitos T, para que ataque os tumores – revelaram-se muito promissores, sobretudo contra os cancros agressivos, como o melanoma, segundo os responsáveis da última edição deste ano da revista, que sai hoje para as bancas.

Um grande número dos avanços em imunoterapia do cancro remonta à descoberta, no final dos anos 80, por investigadores franceses, de um recetor nas células T, que as impede de atacar os tumores cancerígenos com toda a sua força.Imunoterapia no cancro: avanço mais importante de 2013

Experiências em ratinhos demonstraram que, ao neutralizarem o recetor, as células-chave do sistema imunitário reduziam consideravelmente os tumores cancerígenos nos roedores.

Mais recentemente, em 2006, investigadores japoneses identificaram um novo recetor capaz de travar a ação anticancro das células imunitárias, tendo os primeiros ensaios clínicos em doentes sido promissores, lembra a Science.

Há dois anos, a modificação genética das células T, visando a sua reprogramação para destruir os tumores, suscitou, também, entusiasmo na comunidade médica e foi objeto de um grande número de ensaios clínicos, sobretudo em doentes com leucemia

in, DN por Lusa, texto publicado por Paula Mourato20 dezembro 2013

Eric Lawson, mais um Marlboro Man perdeu a vida por causa do tabaco

Terça-feira, Janeiro 28th, 2014

Actor tinha 72 anos e fumava desde os 14. Foi na década de 1970 que deu cara ao famoso cowboy da marca.

 

A imagem do cowboy da Marlboro continua presente no imaginário da publicidade e tornou-se num dos anúncios mais lendários de sempre, mesmo depois de banido com as regras mais apertadas contra o tabagismo. Agora, Eric Lawson, um dos homens que interpretaram esta personagem, morreu aos 72 anos vítima de doença pulmonar relacionada com o consumo intenso de tabaco. Pensa-se que seja o terceiro Marlboro Man a ser vencido pelos cigarros.

Eric Lawson morreu no passado diz 10 de Janeiro, mas a notícia do óbito do actor que protagonizou os anúncios nos anos 1970 só agora foi divulgada pelos meios de comunicação social norte-americanos.

Lawson, que começou a fumar com 14 anos e que mesmo quando recentemente lhe diagnosticaram uma doença pulmonar obstrutiva crónica não se conseguiu afastar do fumo, junta-se assim a David McLean, que morreu com cancro do pulmão em 1995, e a David Millar, que teve um enfisema em 1987. Houve mais um nome de uma das caras da marca cuja morte chegou a ser associada ao tabagismo, mas o caso nunca ficou provado.

Todos tinham em comum o facto de serem fumadores e de terem partilhado a imagem clássica do cowboy da Marlboro, de cigarro ao canto da boca, a transmitir virilidade e força, desde que surgiu pela primeira vez nos anos 1950 para promover os cigarros com filtro e mostrar que não eram coisa de senhoras.

Como actor, Lawson participou ainda em vários filmes e séries televisivas, como Charlie’s AngelsDynastyThe A-Team ou Baywatch. Segundo avançou a sua mulher ao Washington Post, a carreira do actor terminou depois de uma lesão num filme em 1997.

 

in, Publico (Romana Borja-Santos); 27/01/2014 – 16:33

Alexa Meade: O vosso corpo é a minha tela

Quinta-feira, Janeiro 23rd, 2014

Alexa Meade aborda a arte de forma inovadora. Uma vida de esboços e de telas não é para ela. Em vez disso, ela escolhe um tema e, em seguida, pinta-o — literalmente. Ela cobre todo o cenário: as pessoas, as cadeiras, os alimentos, e tudo o que se possa imaginar, com uma camada de tinta que reflete o que se encontra por baixo. Nesta palestra reveladora, Meade mostra-nos fotografias de alguns dos seus resultados mais estranhos e partilha um novo projeto que envolve pessoas, tinta e leite.