Archive for Novembro 19th, 2012

NOVEMBRO – MÊS DO CANCRO DO PULMÃO

Segunda-feira, Novembro 19th, 2012

A Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, com o apoio da Global Lung Cancer Coalition (GLCC), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Lilly Portugal assinala, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão (Lung Cancer Awareness Month). Novembro é o mês escolhido por muitos países para, através das suas Associações de Luta Contra o Cancro do Pulmão, reforçarem o seu papel junto da sociedade e promoverem uma maior sensibilização. Em Portugal a Pulmonale assinala a data com o lançamento de uma campanha contra o tabaco. “Fumar fica-te a matar” é o mote deste projeto que visa sensibilizar os jovens.

cartaz_boy_BR
A Pulmonale acredita que a prevenção continua a ser a melhor forma de combater o Cancro do Pulmão e é nesse sentido que aposta na mudança de mentalidades através de um trabalho de sensibilização a desenvolver junto das novas gerações. “Fumar fica-te a matar” é a campanha que leva a Pulmonale a marcar, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão que é assinalado um pouco por todo o mundo.
Segundo António Araújo, Presidente da Pulmonale «é fundamental diminuir o consumo de tabaco de modo que, a médio prazo, seja possível diminuir a incidência do cancro do pulmão e consequentemente a mortalidade a ele associada. Existe uma diferença, em termos de tempo, entre o consumo de tabaco e o aparecimento de cancro do pulmão. Essa diferença de tempo situa-se entre 10 a 15 anos. Com esta aposta nas camadas mais jovens a Pulmonale pretende contribuir hoje para a redução do consumo de tabaco para que, dentro de uma década, a diferença se faça notar na diminuição da incidência de cancro do pulmão».
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 5.4 milhões as pessoas que morrem anualmente devido ao tabaco. Contas feitas são cerca de 10.000 mortes por dia: uma média aproximadamente de 416 por hora. Os números em Portugal apontam para 3800 a 4000 novos casos de cancro do pulmão por ano, sendo que 80 % dos casos são resultado direto dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo.
«É fundamental agir globalmente junto das gerações mais novas, incitando-as a encarar o tabaco como um perigo, uma droga causadora de doenças, para que amanhã se obtenham resultados visíveis na redução, entre outras doenças, do Cancro do Pulmão» acrescenta António Araújo.
Cartaz_girl

Sobre a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão
Trata-se de uma associação para os doentes e pelos doentes com cancro do pulmão, que procura combater o estigma que existe em torno desta patologia e ajudar os que dela sofrem. Sem fins lucrativos, a PULMONALE nasceu em 2010 para prestar aconselhamento e apoio a pessoas que sofram de cancro pulmão e seus familiares, promover a melhoria e alargamento dos cuidados médicos, a difusão de informação sobre esta doença para o público, facilitar a cessação tabágica e promover a investigação sobre as causas e tratamento desta doença. * www.pulmonale.pt

Sobre a GLCC (Global Lung Cancer Coalition)
A GLCC é uma aliança mundial que integra cerca de 30 associações, de carácter não-governamental, de 20 países de todo o mundo, com o objectivo comum de combater o estigma existente em torno do cancro do pulmão, defender o direito dos pacientes aos melhores tratamentos e cuidados de suporte, promover uma detecção precoce e promover estilos de vida saudáveis que constituam um factor de prevenção do cancro do pulmão.
Fundada em 2001, o GLCC é composto por organizações não-governamentais da Argentina, Austrália, Bulgária, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, EUA, Egipto e Portugal. www.lungcancercoalition.org

Sobre o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude)
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) é um organismo da Administração Pública com autonomia administrativa tutelado pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude (SEDJ). Tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.

Sobre a Lilly
A Eli Lilly and Company, uma empresa líder que aposta na inovação, está a desenvolver um conjunto cada vez maior de produtos farmacêuticos de primeira linha, aplicando a investigação mais recente, desenvolvida nos seus laboratórios em todo e mundo e em colaboração com as mais eminentes organizações científicas. Com sede em Indianápolis, no Estado de Indiana, a Lilly dá respostas, na forma de medicamentos e a algumas das mais prementes necessidades de saúde. Para mais informações pode consultar o www.lilly.pt

“Fumar fica-te a matar”

Segunda-feira, Novembro 19th, 2012

No âmbito do mês do cancro do pulmão, a Associação Portuguesa contra o Cancro lança uma campanha a apontar os malefícios no tabaco, durante todo este mês de Novembro

É a Pulmonale, Associação Portuguesa contra o Cancro que está a lançar uma campanha para sensibilizar os mais jovens para todas consequências prejudiciais à saúde – “Fumar fica-te a matar”.
“O objectivo desta campanha é chamar à atenção aos mais novos para os malefícios do tabaco e do cancro do pulmão” declara o Doutor António Araújo, presidente da Pulmonale.
Com o dia do não-fumador, dia 17 de Novembro, a associação visa captar a atenção dos jovens durante este mês, nomeadamente do dia 5 a 30 de Novembro.
Segundo António Araújo, em Portugal, são aproximadamente 4 mil, os casos de cancro de pulmão por ano, e cerca de 3500 mortes. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta no estudo 5.4 milhões de mortes anuais e 10 mil mortes por dia.
“Os casos de cancro do pulmão aumentam, menos nos homens e mais nas mulheres. A faixa etária que mais representa esta doença circula os 50 anos” afirma António.
Além disso, o presidente da Pulmonale assume que os jovens que aderem ao consumo do tabaco pretendem atingir o estatuto de ser “in” ou “mais fixe”, sem pensarem nos riscos a longo prazo.
Para ajudar com a divulgação desta campanha, decorre, este mês, um projecto de voluntariado para jovens dos 16 aos 30 anos. Em equipas com dois voluntários cada, juntamente com uma Polaroid, procuram fotografar jovens fumadores com a sua autorização, em Lisboa.
As escolas secundárias da Grande Lisboa vão também contar com a presença de voluntários que irão distribuir informação sobre a campanha, e alertar os jovens para os malefícios do tabaco. Segundo António Araújo, esta acção preponderante nas escolas faz com que os voluntários sejam embaixadores desta associação.
A coincidir com o dia do não-fumador, a Pulmonale vai fazer o seu primeiro congresso, nos dias 16 e 17 de Novembro, na Universidade Católica do Porto. O congresso vai abordar as temáticas relacionadas ao cancro do pulmão e às nocividades do tabaco.”

in, P3 (Jornal Público), 17.11.2012