Archive for Outubro 15th, 2015

Dia Mundial da Lavagem das Mãos | 15 de Outubro

Quinta-feira, Outubro 15th, 2015

Pode parecer uma efeméride pouco relevante, mas o Dia Mundial da Lavagem das Mãos pretende combater as doenças infecciosas que podem provocar a morte. E este ato simples é tão importante que merece esta campanha de consciencialização que se assinala desde 15 de outubro de 2008.

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos nasceu em 2008, em resultado de uma iniciativa público-privada.

Celebra-se todos os anos, desde então, e assume-se como uma forte campanha educativa para promover um ato simples, capaz de evitar doenças infecciosas e, em casos extremos, mortes.

A verdade é que a simplicidade do ato confronta-se, muitas vezes, nos países menos desenvolvidos, com as dificuldades económicas em garantir um bem essencial como o sabão, para adotar este hábito.Crianca_Lava_Maos_900

Aliás, essas limitações levam a que muitos países não possam aderir a ações como o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. E não podem porque há outras carências graves, que implicam que o sabão e a higienização das mãos sejam colocados num segundo plano.

Mas importa referir que há sociedades desenvolvidas sem estes problemas que não valorizam o ato e se tornam negligentes, uma vez que lavar as mãos é essencial para defender a saúde pública.

As escolas e as crianças são o principal foco deste movimento. É nesses meios e nessas idades que as doenças infecciosas mais proliferam.

Neste Dia Mundial da Lavagem das Mãos, não se esqueça de um lema: “mãos limpas salvam vidas”.

As origens desta celebração são recentes. No entanto, já desde meados de 1845 que um médico, Ignaz Semmelweis, descobriu que havia índices menores de mortalidade nas crianças acabadas de nascer eram transportadas por parteiras (que apresentavam as mãos limpas), e não pelos médicos, que as tinham ensanguentadas e sujas.

Narra a história que Semmelweis correu pelas ruas gritando: “Lavem as mãos! Lavem as mãos!”.

De acordo com a UNICEF, o ato de lavar as mãos (com sabão) pode diminuir pra metade a incidência de doenças potencialmente fatais, provocadas pela falta de higiene, em crianças com menos 5 anos. E reduzir em 25 por cento as infeções respiratórias.

Todos os anos, centenas de milhões de crianças, de dezenas de países dos cinco continentes, são envolvidas no Dia Mundial da Lavagem das Mãos.

O mundo ficou em alerta para o problema aquando da pandemia do vírus H1N1. Desde então, a mensagem passou com maior eficácia. Agora permita-me que termine este texto para poder ir lavar as minhas mãos.

(António Henriques, in http://ptjornal.com/hoje-e-o-dia-mundial-da-lavagem-das-maos-2-52940)