Carne, marisco e nozes aumentam fertilidade

“Comer carne vermelha, marisco e nozes pode aumentar a fertilidade nas mulheres. Um estudo realizado pela Universidade de Adelaide (UA), Austrália, e publicado na revista “Metallomics”, indica que um antioxidante natural presente nestes alimentos, o selénio, torna os ovários mais saudáveis.nozes1

O estudo teve por base o papel e a identificação da presença de selénio nos ovários, um elemento que se revelou preponderante no desenvolvimento de folículos saudáveis que são responsáveis pela produção de óvulos nas mulheres.

“O selénio é um oligoelemento [microminerais essenciais nos seres vivos] importante encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, marisco e nozes. É importante para muitas funções biológicas, como o sistema imunitário e a produção de hormonas na tiróide”, explica Melanie Ceko, líder do estudo e professora na UA.

Este antioxidante natural é conhecido por ser importante na fertilidade masculina, mas só agora se concluiu que pode também ter um papel fundamental na fertilidade feminina. A equipa de investigadores foi capaz de localizar o selénio nos ovários e focou-se na selenoproteína conhecida por GPX1, presente nos folículos nos ovários, e verificou os folículos maiores e mais saudáveis tinham uma maior presença de selénio e de GPX1.

Numa segunda fase, a investigação envolveu 30 mulheres que estavam a fazer tratamento de fertilização in vitro, confirmando que as pacientes que tinham a proteína GPX1 mais reforçada eram as que tinham sucesso na fertilização do óvulo. GPX1 tem uma ação fundamental nos estágios finais de desenvolvimento folicular, propiciando um ambiente saudável para o óvulo que se gera. “A infertilidade é um problema significativo na sociedade. (…) Serão necessárias mais pesquisas para que se compreenda como os níveis de selénio pode ser otimizados, aumentando as hipóteses de conceção”, explicou Melanie Ceko.”

in, www.msn.com (22-11-2014)

Tags: , , , ,

Leave a Reply