CARL DJERASSI: criador da pílula contraceptiva homenageado

“A Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Ciências, distinguiu com o título de Doutor Honoris Causa o cientista Carl Djerassi, notabilizado na área da química, sobretudo, pelo seu decisivo contributo para o desenvolvimento da pílula anticoncepcional.

A homenagem ao académico de origem austríaca e naturalizado norte-americano decorreu ao princípio da tarde no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, que comemora o seu 100.º aniversário, e teve como Padrinho Manuel João dos Santos Monte, enquanto o elogio ao Doutorando foi do Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, antes da imposição do título Honoris Causa.

O 25.º segundo os registos, mas nas contas Carl Djerassi «talvez mais um ou dois», não precisou e muito menos tentou recordar o renomado químico, mas também romancista e dramaturgo.

Aliás, no elogio a figura tão ilustre, Alexandre Quintanilha não pormenorizou os principais títulos Honoris Causa e muito menos os honoríficos, tantos são, salientando, sobretudo a edição de um selo em sua honra ainda em vida – por se algo destinado normalmente a chefes de Estado, à rainha de Inglaterra ou a quem morreu…», realçou – pelo país onde nasceu e que reconheceu tê-lo expulso até em 2005 reparar o sucedido com a atribuição da cidadania austríaca.

Carl Djerassi, mais do que tudo um famoso cidadão do mundo, que passou a conhecer melhor quando ainda adolescente foi obrigado a sair com a mãe da Áustria e ficou logo sem os 20 dólares que tinham para sobreviver nos primeiros tempos logo à chegada aos Estados Unidos…, falou à plateia com algumas palavras em castelhano para agradecer «as palavras elegantes e eloquentes» recebidas no Salão Nobre da Universidade do Porto, onde entrou e saiu em cortejo académico e ao som do Ensemble Luiz Costa.

Com a agenda extremamente preenchida, mas uma enorme energia para quem celebra amanhã o seu 88.º aniversário, Carl Djerassi encerra a noite no Teatro Seiva Trupe, onde assiste à estreia da peça Falácia, que é da sua autoria.”

Por José Carlos de Sousa, in A Bola, 28 de Outubro de 2011

Tags:

One Response to “CARL DJERASSI: criador da pílula contraceptiva homenageado”

  1. Many thanks for your article! Actually I have never read anything that interesting.

Leave a Reply