Archive for Novembro 6th, 2017

A dor e o medo vêem-se no rosto dos mortos?

Segunda-feira, Novembro 6th, 2017

http://p3.publico.pt/cultura/exposicoes/22654/dor-e-o-medo-veem-se-no-rosto-dos-mortos

No início do século XX, o primeiro director do Instituto de Medicina Legal de Lisboa, João Azevedo Neves, lançou uma hipótese. Seria possível traçar uma relação entre a expressão da face de um cadáver e a causa da morte de um indivíduo?

Pensava-se que respostaque procurava seria um passo importante para, em investigação criminal, se poder intuir, numa primeira instância, se a causa do óbito de alguém que 05_rostos_0tenha passado por uma morte violenta estaria associada a um suicídio ou a outra causa, como por exemplo homicídio ou acidente.

A partir da observação de expressões de máscaras de gesso, recolhidas entre 1913 e 1945 directamente de moldes da face de vítimas de enforcamento, acabou por concluir que não e08_rostosxistia uma relação directa.

Vinte dessas máscaras, de uma colecção de quase 300, estão agora expostas na Reitoria da Universidade do Porto, na exposição Facies Mortis: Histórias de Vida e Rostos da Morte, até 27 de Janeiro, para celebrar os 15 anos do Instituto Nacional de Medicina Legale Ciências Forenses (INMLCF), resultante da unificação dos institutos de Coimbra, Lisboa e Porto. Na Primavera, a exposição segue para Lisboa. Lê o artigo completo no PÚBLICOAndré Vieira