Archive for Outubro 23rd, 2017

OSTEOPOROSE – O que é?

Segunda-feira, Outubro 23rd, 2017

osteoporose-1

osteoporose é uma doença ligada ao metabolismo dos ossos (osteometabólica) em que ocorre uma diminuição da massa óssea, e leva a uma menor resistência, os tornam mais sensíveis e vulneráveis às fraturas. Os locais mais atingidos pela doença são as vértebras, o fêmur e o punho.

Segundo pesquisas, aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, sendo que as mulheres são as mais atingidas. O hormônio estrogênio (maior quantidade em mulheres) explica essa situação, ele mantém o balanceamento entre a perda e o ganho de massa óssea.  Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos possuem a doença.

1) Quais os sintomas da osteoporose?

osteoporose

osteoporose não acontece de uma hora para outra, ela  é progressiva, ou seja, ela é adquirida gradualmente e em muitos casos é de difícil diagnóstico, já que é uma fratura óssea e que não apresenta muitos sintomas aparentes.

O que pode prenunciar da doença são as fortes dores nas costas e a gradual diminuição da estatura, o que pode representar alguma fratura vertebral.

2) Quais são as causas da osteoporose?

Existem dois tipos da doença, a primária ou fisiológica e a secundária. A primeira forma pode ser causada por uma alta reabsorção óssea, o que gera uma atividade osteoclástica alta e a diminuição do cálcio (caso de menopausa precoce) ou por uma reabsorção óssea aumentada, o que diminui a atividade osteoclástica e causa uma não evolução do metabolismo ósseo (frequente em mulheres e homens idosos). Nesse primeiro tipo há também a incidência de casos em que a genética é uma grande influenciadora.

A forma secundária é causada, na maioria das vezes, por doenças. As enfermidades causadoras estão ligadas à baixa absorção de cálcio, as diminuições no nível de estrogênio, a perda de massa muscular e baixa absorção da vitamina D. Doenças relacionadas ao sistema endócrino como: tireoidopatias, hipogonadismo, hipopituitarismo, síndrome de Cushing, diabetes e hiperparatireoidismo são alguns exemplos que podem causar a osteoporose.

3) Quais são os tratamentos para a osteoporose?

Como tratar a Osteoporose?

Hábitos para uma alimentação rica em cálcio e em vitamina D podem ajudar no atraso da doença e devem ser adquiridos desde a infância. Os tratamentos usados na osteoporose estão ligados à diminuição da dor, ao retardamento da doença e ao fortalecimento dos ossos, já que ela não tem cura.

A fisioterapia é uma ótima ajuda para quem tem a doença, ela fortalece os músculos e as articulações além de servir como estímulo para a formação óssea. A dança e a caminhada são também bastante recomendadas aos portadores da doença, que podem diminuir a perda de minerais, além de aumentar o fortalecimento dos ossos, evitando maiores dores e lesões mais graves.

20 de Outubro- Dia Mundial contra a Osteoporose

Segunda-feira, Outubro 23rd, 2017

*BOAS E MÁS NOTICIAS SOBRE OSTEOPOROSE*


osteoporose

AS MÁS NOTÍCIAS

A osteoporose ocorre mais nas mulheres depois da menopausa e nas pessoas idosas.
As fracturas provocadas pela osteoporose podem ocorrer em qualquer osso, mas são mais frequentes nas vértebras, na anca e no punho.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que durante muito tempo pode não dar sintomas. Por vezes as fracturas podem até acontecer sem que você saiba (por ex. as fracturas vertebrais).

AS BOAS NOTÍCIAS

Nunca é cedo demais para prevenir.
A osteoporose pode ser prevenida. O objectivo é conseguir ossos fortes enquanto somos novos e perder pouco osso quando começamos a envelhecer.
O que fazer?
Ter um estilo de vida saudável, com alimentação rica em cálcio e vitamina D e praticando exercício físico regularmente.
No caso de ter alguma doença (por ex. artrite reumatóide) ou estar a fazer algum medicamento (por ex. corticosteróides) informe-se sobre o que tem a fazer para evitar perder osso.

Nunca é tarde demais para tratar
A osteoporose pode ser tratada. O principal objectivo é reduzir as fracturas.

O que fazer?
Tome a medicação para a osteoporose de acordo com as indicações do seu médico.
Mantenha um estilo de vida saudável (alimentação e exercício), reduza o risco de queda na sua casa e faça todas as actividades de vida diária de uma forma segura.

Informação: Associação Nacional contra a Osteoporose