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BINGO!

Segunda-feira, Outubro 24th, 2011

OS NÚMEROS CERTOS PARA UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA E SAUDÁVEL.
APOSTE E GANHE (MAIS ANOS E BEM-ESTAR)

7 HORAS DE SONO é o tempo mínimo necessário para uma mulher. Segundo estudos efectudaos, quem segue minimamente esta regra vive, em média, mais três anos.

100 POR CENTO mais de oxigénio é fornecido às células quando estamos em pé e em movimento o que, obviamente aumenta o nosso desempenho e produtividade.

4000 É O NÚMERO DE QUÍMICOS que compõem um cigarro. Pelo menos 50 deles são comprovadamente cancerígenos.

30 MINUTOS, três vezes por semana. Esta é a frequência ideal para praticar jogging, se desejarmos baixar para três vezes menos o risco de contrair osteoporose. A bicicleta tem o mesmo efeito.

200 POR CENTO mais de pressão sobre a coluna vertebral é o resultado de nos sentarmos inclinados para a frente. É exercida uma acção prejudicial, contínua, sobre as costas.

5 SÃO OS ALIMENTOS que devemos comer com alguma frequência: cerejas (1) e mirtilos (2) – ambos contêm anti-oxidantes, kiwis (3) – muito ricos em vitamina C, salmão (4) e linhaça (5) – fornecem ambos grandes quantidades de gorduras ómega 3.

1 COPO de água queima 20 calorias – quando o bebemos, naturalmente! O corpo absorve a água para metabolizar a energia. Dez copos de água diários correspondem a 200 calorias por dia e num ano pode chegar às 72800.

20 MINUTOS é a duração que deverá ter uma sesta. Se dormir mais tempo, corre o risco de se sentir ainda mais cansada depois. Quem dorme uma sesta diariamente tem uma maior produtividade.

50 ANOS é a idade em que deverá fazer uma colonoscopia, caso ainda não o tenha feito, claro. Lembre-se que um diagnóstico precoce do cancro do cólon (que faz bastantes v´timas em Portugal) dá-lhe 100 por cento de possibilidades de cura.

80 É O NÚMERO DE MÚSCULOS que activamos quando rimos. Trata-se de uma quantidade surpreendente, se tivermos em conta que, no total, possuímos 665 músculos. Como se vê, rir não é apenas bom para a alma, mas também um excelente treino para o corpo.

0,5 É O VALOR IDEAL. Não está a perceber do que falamos? Um dado tão importante quanto o índice de massa muscular é a relação entre a medida da cintura e a altura, que se obtém dividindo a cintura pela altura e calculando até que ponto as gorduras acumuladas são prejudiciais para a saúde. O resultado perfeito é 0,5.

150 KM/H. É a velocidade que os vírus atingem quando espirramos. Por um lado, é saudável porque nos vemos livres deles mas, por outro, implica um enorme risco de contágio para as pessoas que nos rodeiam – os vírus chegam a percorrer cinco metros! Daí que seja fundamental usar sempre um lenço quando se espirra.

86 ANOS é a esperança de vida para as mulheres no Japão, país onde este número é mais elevado. Estudos efectuados provam que não se trata de uma questão de génetica mas sim de alimentação. Que podemos nós aprender com as japonesas? Ter como base alimentar o peixe, o tofu e as algas.

in, Elle, Setembro 2011, páginas 110-111