Archive for the ‘Actividade Física’ Category

PROGRAMA PRESSE

Terça-feira, Abril 21st, 2015

A Lei nº60/2009 de 6 de Agosto e a Portaria nº 196-A/2010 estabelecem o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar. O PRESSE é um programa regional de educação sexual em saúde escolar e resulta de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e o da Educação. Este programa surgiu na sequência da necessidade de cumprir a Lei de uma forma estruturada e adequada às faixas etárias dos diferentes anos de escolaridade, desde o 1º CEB até ao secundário.

No presente ano letivo a nossa Escola aderiu ao PRESSE. Neste programa estão envolvidas as turmas do 7º ano e a maioria das turmas do 10º ano de escolaridade. Os professores que se encontram a trabalhar as diversas temáticas estão na fase final da ação de formação que tiveram de frequentar, no sentido de implementar o programa da melhor forma possível.

De um modo geral, a recetividade do programa, na nossa Escola,  tem sido excelente. Os alunos participam e empenham-se nas atividades dinamizadas pelos professores e consideram as aulas uma mais-valia, pois permitem-lhes esclarecer dúvidas e inquietudes próprias da idade.

Ainda na sequência da implementação do programa PRESSE, encontra – se em funcionamento o gabinete de informação e apoio (GIA), que tem como finalidade informar e apoiar os alunos no âmbito da educação sexual e de outros assuntos na área da saúde escolar. Fazem parte deste gabinete, professores, uma enfermeira e uma psicóloga.

Para qualquer esclarecimento, dúvida, ajuda nos trabalhos escolares ou simplesmente conversar não hesitem em contactar-nos.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO – GABINETE DE INFORMAÇÃO E APOIO (GIA)

* Segundas-Feiras (08:30 Horas): Enfermeira Adriana Silva

* Segundas-Feiras (09:30 Horas): Enfermeira Adriana Silva

* Segundas-Feiras (12:30 Horas): Professor Tiago Lopes

* Terças-Feiras (13:30 Horas): Professora Rosário Lisboa

* Terças-Feiras (14:30 Horas): Psicólogo Ana Nunes

* Terças-Feiras (15:30 Horas): Psicólogo Ana Nunes

* Quartas-Feiras (09:30 Horas): Professora Ana Cunha

Christopher McDougall: Nascemos para correr?

Terça-feira, Fevereiro 11th, 2014

Christopher McDougall explora os mistérios do desejo humano de correr. Como é que correr ajudou os primeiros humanos a sobreviver — e que impulsos dos nossos remotos antepassados mexem connosco hoje? Na TEDxPennQuarter, McDougall conta a história do maratonista com um coração de ouro, do improvável ultra-corredor, e da pouco conhecida tribo no México que corre para viver.

Condicionamento físico das crianças piorou nas últimas décadas

Terça-feira, Novembro 26th, 2013

DSC_7397Um extenso e completo estudo realizado pela Universidade do Sul, da Austrália, afirma que a aptidão física e cardiovascular na infância piorou cerca de 15% ao longo dos últimos 30 anos em todo o mundo.

O estudo se baseou em 50 pesquisas sobre atividades físicas realizadas desde os anos 1960, em 28 países. Ao todo, esses trabalhos envolveram mais de 25 milhões de jovens de nove a 17 anos. Segundo a pesquisa, as crianças de hoje em dia não correm tão rápido e nem tão longe como seus pais nessa idade. Atualmente, as crianças demoram, em média, 90 segundos a mais para correr um quilômetro e meio.

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo são uma consequência de mudanças no estilo de vida das famílias nos últimos anos. Um bom exemplo disso é o fato de cada vez menos crianças irem às escolas andando ou até mesmo realizarem brincadeiras ao ar livre como forma de lazer. Grande parte dos jovens prefere optar pelos televisores, computadores e celulares para se divertir.

Além disso, o sedentarismo infantil é cada vez mais significativo. Entre 30% e 60% da piora da aptidão física pode ser explicada pelo aumento de peso. Por isso, crianças devem praticar pelo menos 60 minutos de alguma atividade física ao dia, como correr, nadar, andar de bicicleta e até mesmo caminhar. Com o exercício físico é possível melhorar a saúde, autoestima, flexibilidade, desenvolvimento motor, postura, aquisição de habilidades de motricidade fina e o sistema cardiocirculatório, além de promover o crescimento, construção de ossos e músculos fortes e manutenção do peso adequado.

in, Portal de Educação Física (http://www.educacaofisica.com.br)

Exercício é mais eficaz antes do pequeno-almoço

Segunda-feira, Janeiro 28th, 2013
“A altura do dia em que se faz exercício pode ser tão importante como a própria atividade física. Um grupo de investigadores britânicos da Northumbria University, em Newcastle, concluiu que fazer exercício de estômago vazio antes do pequeno-almoço é mais eficaz e permite queimar, em média, 20% mais gordura do que se o exercício for feito após as refeições.
 

Os cientistas daquela universidade inglesa decidiram desafiar o mito que alega que fazer exercício sem ter comido pode aumentar o apetite e levar a que a quantidade de alimentos ingerida ao longo do dia seja superior, prejudicando os efeitos do desporto no que toca à perda de peso. 
 
A equipa conduziu um estudo com 12 voluntários fisicamente ativos do sexo masculino que, todos os dias, às 10 da manhã, eram convidados a exercitar-se numa passadeira. Parte do grupo já tinha tomado pequeno-almoço e a outra parte estava em jejum.
 
Depois do exercício, os participantes tinham direito a beber um batido de chocolate com vista à recuperação e, ao almoço, comiam um prato de massa até se sentirem satisfeitos, contam os investigadores em comunicado.

 Os especialistas calcularam, posteriormente, o consumo de energia e de gordura durante o almoço, tendo em conta a quantidade de energia e gordura que tinha sido queimada no decorrer do exercício, e acabaram por concluir que os participantes que tinham feito desporto de estômago vazio não tinham consumido calorias adicionais nem exibido um aumento do apetite. 
 
“Os nossos resultados mostram que o exercício não aumenta a fome ou o consumo de alimentos ao longo do dia e para obter os melhores resultados o ideal é fazer o exercício pela manhã”, garante Javier Gonzalez, um dos autores da investigação.
 
Além disso, o estudo, publicado na revista científica British Journal of Nutrition, permitiu observar que os voluntários que não tinham comido antes de correrem na passadeira queimaram 20% mais gordura do que os que já se tinham alimentado pela manhã.
 
Embora os investigadores sublinhem que o trabalho não chega para indicar os efeitos do exercício em jejum a longo-prazo, garantem que a descoberta comprova que, para quem quer perder peso, fazer desporto antes do pequeno-almoço proporciona “resultados ótimos”.
Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo (em inglês). “

A actividade física faz bem ao cérebro

Quinta-feira, Outubro 25th, 2012

Um alerta para TODOS. Mexa-se pela sua SAÚDE…