Archive for the ‘Sem categoria’ Category

Dez curiosidades sobre o corpo humano

Sexta-feira, Maio 25th, 2018

1.º O coração bombeia cerca de cinco litros de sangue por minuto, ou seja, 7200 litros por dia, mais de 2,5 milhões de litros a cada ano ou 184 milhões litros até os 70 anos de idade.

2.º Os olhos recebem cerca de 90% de toda a nossa informação.

3.º Uma única hemácia do sangue leva apenas um minuto para percorrer completamente o corpo humano.

4.º Em apenas uma hora, o corpo humano produz calor suficiente para ferver 3,8 litros de água.

5.º Os músculos focais dos olhos movem-se cerca de 100 mil vezes por dia. Para exercitar as pernas da mesma maneira, teria de caminhar 80 km.

6.º Cada rim contém cerca de um milhão de filtros individuais. Estes filtram cerca de 1,3 litros de sangue por minuto e expelem até 1,4 litros de urina por dia.

 7.º Uma pessoa comum do ocidente ingere cerca de 50 toneladas de comida e bebe 50 mil litros de líquidos durante a sua vida.

8.º Os pulmões possuem 300 milhões de capilares, ou seja, minúsculos vasos sanguíneos. Se fossem ligados ponta a ponta poderiam percorrer a distância de 2400 km.

9.º Os ossos humanos são tão fortes quanto o granito ao sustentar peso. Um bloco de ossos do tamanho de uma caixa de fósforos pode sustentar até nove toneladas.

10.º Cada unha do corpo leva seis meses para crescer da base até a ponta.

https://www.msn.com/pt-pt/saude/medicina/dez-curiosidades-sobre-o-corpo-humano/ar-AAxKSN6?li=BBoPWjC

Em 2009 foi assim…

Segunda-feira, Abril 23rd, 2018

RÉGIO CULTURAL 2018

Quinta-feira, Abril 12th, 2018

No decurso das actividades associadas à RÉGIO CULTURAL 2018, o Clube de Saúde Escolar levou a cabo Rastreios Visuais em parceria com os “Conselheiros da Visão”.

Foram 133 o número de utentes (professores, alunos e assistentes) que utilizaram tal rastreio.
A repetir…

 

VACINAS PARA A VIDA

Sexta-feira, Março 23rd, 2018

A vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal.

Não perca tempo! Consulte o seu Centro de Saúde e vacine-se!

Vacinas para a Vida!
Se tiver dúvidas, telefone para o SNS24: 808 24 24 24.

08 de Março – Dia Internacional da Mulher II

Quinta-feira, Março 8th, 2018

Vídeo em timelapse da exposição “Saudade Levada ao Peito”, um projecto da fotógrafa Helena Flores sobre mulheres de luto que usam medalhões com fotos dos seus familiares falecidos. Trabalho produzido pela própria com a Bind’ó Peixe – Associação Cultural, que consistiu na exposição de 18 retratos impressos em tecidos de grandes dimensões em varandas da Av. Dr. Carlos Pinto Ferreira, nas Caxinas, entre os dias 9 e 31 de Agosto de 2014. A mostra teve o apoio da DigiLabel (impressão) e da Câmara de Vila do Conde.

08 de Março – Dia Internacional da Mulher I

Quinta-feira, Março 8th, 2018

Vila do Conde recebeu, pela primeira vez, um evento com a marca TED, no passado dia 3 de Novembro no Teatro Municipal.
Inspirado nas mulheres vilacondenses, na sua história e feitos, este momento tentou despoletar tendências, cruzar mentes criadoras, no sentido de encurtar margens… criando pontes.
Kim Sawyer, ex-embaixatriz dos Estados Unidos em Portugal e Diretora do Programa Connect to Sucess dedicado a mulheres empreendedoras, Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença e vaticanista, ou Isabel Lhano, artista plástica de Vila do Conde, Abel Coentrão, Jornalista e fundador da Associação Bind’ó Peixe, foram os nomes (cujas TED Talks) vivenciadas em palco.
O evento assumiu como tema inspirador “Bridges”, lançado pelo TEdxWomen internacional que este ano se realiza em New Orleans. Seguindo a dinâmica base dos reconhecidos eventos TEDx, e o objetivo maior de “Vale a pena espalhar ideias”, foi escolhidio este meio tão rico e prodigioso para acolher um evento TED. Com a globalidade e a imparcialidade que os eventos TED representam, a organização inspirou-se em contruir pontes, pontes essas que promovem a troca de ideias sobre o papel das mulheres numa comunidade onde, historicamente, elas assumem um marco determinante num momento de reflexão.
Virtudes trazidas ao de cima por mulheres cosmopolitas que, fruto das suas vivências, trazem a esta cidade costeira influências artísticas e culturais que transformam e geram um aglomerado humano rico e capaz de mudar mentes.

Relatório OMS e Informação Sobre o Dia Mundial da Audição – 3 de Março

Segunda-feira, Março 5th, 2018

O Dia Mundial da Audição é celebrado a 3 de março de cada ano, para alertar para o facto de a perda auditiva poder ser prevenida e tratada e, simultaneamente, aumentar a sensibilização da população para o impacto do ruido continuo na diminuição da audição.
A OMS apela à necessidade de AGIR CONTRA A PERDA AUDITIVA a qual afeta milhões de pessoas e tem um enorme impacto na comunicação, educação, emprego, bem como nas relações sociais e emocionais.


 

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR – Publicações

Terça-feira, Fevereiro 20th, 2018

A Biblioteca Escolar da nossa escola deu a conhecer, após um levantamento criterioso, uma série de publicações disponíveis para apoiar o projeto “EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR”.

Um agradecimento à coordenadora Fernanda Sampaio e à sua fantástica equipa.

Eis as publicações selecionadas:

MUITO OBRIGADO ex-aluna TÂNIA COSTA

Terça-feira, Fevereiro 20th, 2018

O Clube de Saúde da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde tem tido o enorme privilégio nos últimos anos lectivos de ter a colaboração da enfermeira Tânia Costa em palestras teórico-práticas com fundamentação científica e abordagem pedagógica.

A enfermeira Tânia Costa foi no passado aluna da nossa escola e é actualmente assistente convidada da Unidade de Ensino de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

No presente ano lectivo foram diversas as palestras efectuadas sendo marcantes as suas fundamentadas intervenções e cativantes a respectiva forma de abordagem.

Assim vem o Clube de Saúde, em nome da Direção da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde agradecer à enfermeira Tânia Costa tão grata e eficiente colaboração.

O SISTEMA IMUNITÁRIO, AS DOENÇAS E OS COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS

Segunda-feira, Fevereiro 19th, 2018

Integrado no plano de atividades do Clube de Saúde Escolar decorreu hoje, dia 19 de Fevereiro, pelas 11:30 horas uma palestra destinada aos alunos do 12º ano de escolaridade (com Biologia no seu currículo escolar) subordinadas ao tema: “O SISTEMA IMUNITÁRIO, AS DOENÇAS E OS COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS!”.

A palestra decorreu em tempo letivo no Auditório da Escola, de acordo com o calendário em anexo. A intervenção foi orientada pela Enfermeira Tânia Costa – assistente convidada da Unidade de Ensino de Enfermagem do Porto da Universidade Católica Portuguesa – e teve a duração de 45 minutos.

Eis o calendário da palestra com a referência da turma, disciplina e professor acompanhante:

19.02.2018 (2ª Feira) | 11:30 Horas

12CT1 (Biologia – Beatriz Faria)

12CT2 (Biologia – Ilda Costa)

12CT3 (Educação Física – Armelino Bentes)